quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Minha experiência de estágio na Fundação Bienal. Parte 01

Ola Galera aqui do blog, decidi compartilhar com vocês um pouco do que aprendi em meu estágio realizado no Arquivo da Fundação Bienal de Janeiro á Junho de 2016.

Vamos lá, Sobre o Arquivo...

O AHWS (Arquivo Histórico Wanda Svevo) é constituído por aproximadamente 1.200.000 documentos abrangendo o período de 1947 até os dias atuais, relativo à história de algumas instituições paulistas, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Fundação Bienal de São Paulo,  produção artística internacional do século XX, além de projetos significativos da Comissão do Quarto Centenário da cidade de São Paulo. Há ainda correspondências originais de celebridades como Miró, Le Corbusier e Marcel Duchamp, catálogos de mostras internacionais, fotos, croquis, publicações diversas e uma hemeroteca, O arquivo é destinado a organizar, preservar e difundir toda documentação gerada a partir da realização dos eventos Bienais de São Paulo e de referência sobre a arte nacional e internacional com arquivos que vão de 1948 até os dias de hoje.

Hoje o AHSW está realizando inventário de sua documentação histórica. Desta forma, entre março de 2015 e dezembro de 2016 as pesquisas estão sendo trabalhadas de forma limitada e a realização de consultas locais se dão de forma restrita, devido ao tratamento desta documentação o arquivo esta dividido em diversos departamentos que realizam as atividades de readequação e conservação de toda parte documental e visual do arquivo. São eles: Textual, biblioteca, clipping, audio visual, iconografia conservação, administração e atendimento.






Links usados neste blogtext: Cultura.sp.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário