quarta-feira, 6 de maio de 2015

Stop Motion.





Desde Mélies, nos primórdios do cinema, até os dias de hoje com filmes como "A Fuga das Galinhas" Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotograma por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando.
Essa ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana. Quando a retina dos seus olhos está excitada pela luz ela envia impulsos para o cérebro, que por sua vez, são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo depois da luz ser removida. Isso continua por algumas frações de segundos até as células da retina voltarem ao normal. Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina, e estes impulsos permanecem como uma imagem vinda da fonte luminosa, caracterizando assim o fenômeno da Persistência Retiniana. Por isso, se nesse intervalo de permanência da imagem nós sobrepusermos uma nova figura, tem-se a ilusão de movimento.
Aproveitando-se dessa ilusão, foram criadas as mais diversas técnicas para se fazer um filme de animação. Só na animação Stop Motion, já foram criadas animações com recortes, com bonecos, massinha, arame, objetos, etc.
Fonte: http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm

E foi com essa ideia que o Professor Robson dos Santos propôs um trabalho de animação que eu disponibilizo logo a baixo pra vocês!
Super trabalhoso, mais extremamente bacana e gratificante de se fazer, vale  apena tentar assista nosso PUFFET :D
Beijos ate loguinho!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário