segunda-feira, 6 de abril de 2015

Exposição Hiper-realista, Ron Mueck, Sp

Olá, Pessoal!

Em Janeiro estive na  Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde depois de duas longas horas pude ver as obras do artista australiano Ron Mueck. (Valeu a pena!!!)
Suas obras ficaram em exposição para os visitantes do mês de Novembro de 2014 á Fevereiro de 2015. A Pinacoteca, bateu recorde de visitantes com um total aproximado de 402.119.


O artista: 
Ron Mueck é um escultor australiano hiper-realista que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo seus pais construírem brinquedos. Sua mãe fazia bonecos de pano e seu pai brinquedos e marionetes. Mueck utiliza efeitos especiais cinematográficos para criar obras de arte, suas peças são incrivelmente realistas e buscam ser as mais perfeitas em todos os ângulos (E são!), nosso artista tem um pequeno atelie onde constrói todas as suas peças sozinho por isso a produção de uma unica obra pode levar anos, ele utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir os detalhes da anatomia humana e construir esculturas.


A exposição:
Estavam nove esculturas expostas, cada uma mais impressionante que a outra, cada detalhe de tirar o folego. A primeira obra que vi foi "Mask II", criada em 2009  ela é o auto retrato do artista, nela é possível ficar de queixo caído se fosse em tamanho natural eu diria que teriam exposto o próprio artista:

(Todas as fotos nessa postagem foram produzidas pela Jornalista e Fotografa, Sandra Borges.)

Alta Qualidade é tudo, pra quem não pode estar na exposição, veja agora mesmo a perfeição em cada escultura.
 Mask II R. Mueck- Fotografa, Sandra Borges.
 Mask II - Cabelo, barba, boca, olhos, veias e  até pés de galinha.

 Mask II R. Mueck- Fotografa, Sandra Borges.

 Mask II R. Mueck- Fotografa, Sandra Borges.

Acho que ele esta respirando!!!

A segunda Obra tao belíssima quanto a primeira é um homem magro em tamanho natural curtindo o sol em sua piscina sobre uma boia, é um choque de detalhes que mostra o esqueleto e músculos do corpo humano.

Fotografa, Sandra Borges.


Criada em 2009 a terceira obra foi "Still Life" ("Natureza Morta"), a obra é uma galinha gigante pendurada de cabeça para baixo, o nosso artista Mueck tem inúmeras obras que retratam natureza morta não só esculturas como pinturas também, a obra causa um pouco de desconforto afinal é um animal morto mais o realismo é tanto que so faltou escorrer sangue do bichinho. 
Natureza Morta, R. Mueck - Fotografa, Sandra Borges.

Fotografa, Sandra Borges.

Quarta Obra "Young Couple" 2013. É uma das obras mais ternas, ela é pequena com aproximadamente 93 cm possui um detalhe lindo o casal aparece de mãos dadas, pena não ter pego este detalhe.

Casal jovem, R. Mueck - Fotografa, Sandra Borges.


"Homem num Barco",  faz bastante sentido já que ele esta nu barco rsrs....(só eu entendi rs) A obra é pequena lembra ate Davi de Michelangelo com relação aos objetos, ao contrario da obra o barco é bem extenso, e trás a sensação de isolamento do homem nu que de braços cruzados parece esta irritado ou impaciente.

Homem num Barco R. Mueck - Fotografa, Sandra Borges.

Homem num Barco R. Mueck - Fotografa, Sandra Borges.

Uma das obras que chamou bastante atenção foi "Woman witch Sticks" ("Mulher com Galhos"), ela possui uma estrutura física bem rigida a mulher apresenta detalhes de sua nudez, possui uma certa a ligação com a natureza e um peso através dos galhos  que carrega.

Mulher com Galhos R. Mueck - Fotografa, Sandra Borges.



A escultura "Youth" ("Juventude") E tem apenas 65 centímetros de altura, mais apesar disso possui uma sinuosidade de detalhes o garoto de pele negra sua roupas um tanto quanto folgada, e um corte profundo na região do abdômen é uma sensação de grandiosidade na obra mais terror na cena, lembra bem filmes sobre os Bronks.


(Esta foto foi by Google.com - autor desconhecido. rs)


Todas as obras são lindas, mais essa em particular é bem curiosa pois lembra a mulher moderna, dona de casa, trabalha fora, tem filhos e etcs. "Mulher com Compras", criada em 2013  a mulher está segurando uma sacola de compras em cada mão, e tem em seu colo um bebe. 
Mulher com Compras, R. Mueck -Fotografa, Sandra Borges.


 A mais gigante entre os gigantes foi  "Casal sob um guarda-sol",  fiquei impressionada com a riqueza de detalhes, ate as marcas na unha (aquela da mentira) tinha! O que mais admirei nela é o afeto entre o casal de velhinhos, (muito filme romântico). 

Casal sob um guarda-sol R. Mueck -Fotografa, Sandra Borges.

Casal sob um guarda-sol R. Mueck -Fotografa, Sandra Borges.


A  ultima peça foi, Homem Indiano 1985, expressa uma perfeição e uma minuciosidade incrível dá até para duvidar. Acha mesmo uma escultura? Na verdade essa obra ai é meu cunhado, Cleydson Borges, usei a brincadeira para mostrar É assim notamos o quão perfeitas são as obras de Ron Mueck. 

Obervação - Fotografa, Sandra Borges.

Agora a melhor e mais linda escultura foi essa:
Um Recomeço 2015.
Josué- Fotografa, Sandra Borges.2015
Essa peça maravilhosa de 1,75m é do meu acervo pessoal, meu amor Joshua Borges...






É isso amei ter ido e contemplado esta exposição foi de mais!!! 
Se você também esteve la deixe seu comentário, se não só lamento. rs


Fotografa, Sandra Borges.2015

Fotografa, Sandra Borges.- 2015
                                                         Josué Borges, Cleidson Borges, Sandra Borges e Alexia Oliveira.


Beijos, Alexia Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário