sexta-feira, 5 de junho de 2015

Uma desavença na social, sera que é arte?



PIXO- documentário.
Uma desavença na social, sera que é arte?

"Grafite é algo comercial, a pichação NÃO!" 

O documentário passa em São Paulo e trás relatos de quem vive e faz as marcas nas paredes (pixo) seus códigos  simbolizam manifestação,

"Universitária: Isso é arte, arte onde?
Pichadora: É arte sim da Pobreza onde todos fecham os olhos ninguém quer ver."

Amei o documentário como professora é um assunto de se pensar são os dois lados da moeda, a discussão de o que é arte vem ao longo de muitos anos e ate hoje ainda é uma pauta em ação.
A Pichação é posta como linguagem de expressão é deixar de ser invisível e mostrar ser alguém, o que é belo, o que é horrendo vai depender dos olhos de quem vê, "A pichação carrega uma mascara as pessoas veem a pichação como algo feio foi um bicho que passou por ali, mais é uma  questão de conviver e ter uma percepção sobre ela." 
Ao meu ver não é arte (belo, sublime) mais não deixa de ser porque se enquadra na arte contemporânea tem conceito, discussão, trás conflito e é expressão então, a pichação é arte??? , Existe sim, pessoas que vivem na periferia, possuem uma condição de baixa renda e que se dirigem ate o centro para deixar na pichação suas marcas criando manifestações uma linguagem particular, se colocando em posição de risco e colocando o outro também, "Cara, você tomou um choque de 3.000 vts" é ilegal sim, mais para quem pixa, existem 3 motivos para realizarem a ação, 1-Ter voz/liberdade de expressão; 2-Lazer e adrenalina; 3- Protesto.

A pichação é crime sim mas não deixa de ser expressão!

"A pichação em São Paulo não se comunica com a sociedade ela é uma agressão.
é como se são Paulo fosse um caderno de caligrafia gigante."

Que outro meio você usaria para protestar e incomodar a vida em são e dizer que você faz parte da sociedade que te exclui?

Assista, abra sua mente, traga a discussão não seja quadrado, mostre sua opinião mas conheça o olhar do outro primeiro.






Até a Próxima.









Helio Oiticica

Um Jeitinho gostoso de aprender é com os videos do traçando arte

Quer ver só? clica ai e curte um pouco mais de Helio Oiticica!


Como é bom aprender!!!



Hélio Oiticica


Mais sobre arte brasileira
Vamos conhecer hoje um pouco mais sobre o artista Helio Oiticica.

Hélio Oiticica é um dos mais importantes artistas brasileiros das décadas de 50 em diante. Participou do movimento neoconcretista ao lado de nomes como Lígia Clarke, Amílcar de Castro e Ferreira Gullar.Nascido no Rio de Janeiro, em 1937, Oiticica começou a carreira artística na década de 50, quando estudou pintura e fez suas primeiras exposições. Na virada da década, se uniu ao movimento neoconcretista, que defendia que a arte não era um mero objeto, e ia além do geometrismo puro.
É autor da conhecida frase "Seja marginal, seja herói", que escreveu em uma bandeira sobre a foto de um bandido morto publicada em um jornal carioca em 1968, durante a ditadura, e foi um dos grandes inspiradores do movimento tropicalista com sua obra "Tropicália".


No início da década de 60, Oiticia definiu seu papel nas artes plásticas brasileiras, e começou a realizar trabalhos que ultrapassavam a mera contemplação das obras. Seus penetráveis misturavam a visão ao olfato, tato, audição e paladar. Em meados dos anos 60 o artista aproximou-se da cultura popular e do carnaval. . Entre seus trabalhos mais conhecidos dessa época são designadas “parangolés”, que consistiam em tendas, estandartes e bandeiras para serem usadas sobre o corpo.






Fonte: Globo.com/pop art
Ficou curioso para saber mais???

Saiba tudo sobre a vida e obras em Helio Oiticica




Masp Arte do Brasil

Bom dia, gente boa

Este sábado dia, 30 de maio estive no MASP (Museu de Arte de São Paulo) ele é o museu um dos museus top na Avenida Paulista, na exposição foi selecionaram obras que buscam retratar a arte brasileira, italiana, francesa, de moda e fotografia.

A exposição estava disposta em três momentos, "Arte do Brasil até 1990", "Arte do Brasil no Seculo 20"  " Vitrines do segundo subsolo" e o Acervo fixo." 


Vamos conversar um pouco sobre a exposição arte ate 1900, ela tem cerca de 50 pinturas que representa o período colonial ate o começo da republica e documentos históricos. 

A amostra mostra as principais características da pintura no período do Brasil Colonia, a partir do século 17 ate o inicio do 20 quando se inicia o Brasil Republica, ela conta com artistas brasileiros e estrangeiros que documentaram nosso país pelo que viram ou ouviram falar dele durante o período, por isso o gênero predominante de pintura  é a paisagem a amostra conta com artista pioneiros no brasil como tais como o pioneiro Frans Post, no século 17; Henry Chamberlain, E. F. Schute, Joseph Brüggermann, Nicolas Vinet e Félix-Émile Taunay e Benedito Calixto, no século 19; e Antonio Parreiras, João Baptista da Costa e Arthur Timótheo da Costa, no início do século 20 o acervo também conta com telas com temas de, naturezas mortas e retratos de figuras da história como Dom Pedro realizadas por artistas, como Victor Meirelles, Almeida Júnior, Belmiro de Almeida, Pedro Alexandrino, Henrique Bernardelli, Pedro Américo e Eliseu Visconti.
masp Nicolau Fachinetti, Enseada do Botafogo, 1869


Nesta obra de Nicolau Fachinetti é bacana ressaltar a palheta de cores usada elas são complementares em tons de vermelhos e verdes, esta é uma pintura tipica da academia, um estudo de imagem que nos deixa boquiaberto por seu realismo, embora este céu seja distante do nosso, a pintura também trás uma linha de horizonte baixa que nós trás uma ideia de magnitude das terras brasileiras.










Iracemas, 
 Nossa Iracema numero 1, é uma índia branquinha como nos retratos francês foge de nossa realidade mais essa era a mareira de pintar da academia.





Iracema nº 2, Esta em uma palheta de cores terroras, porem com uma pose tradicional da academia onde mesmo morta passa um tom de dramaticidade e  comoção, são linhas bem definidas que ainda fogem da nossa realidade de povo mestiço. 





Bom por agora é só,

 Quer saber mais? Fique atento em nossas postagem, porque tem mais curiosidades na arte Brasileira que você não pode perder!


Visite a exposição esta incrível, vale super a pena!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Publicidade e a infância




Ligue a sua TV agora, quantos produtos são oferecidos a cada dois minutos? Quantos deles você consegue avaliar? Você realmente necessita deles? Você consegue controlar o seu desejo de compra?

Publicidade e a infância

Na linha do tempo, a mídia e a educação vêm sendo costurada alicerçando valores na vida de crianças, adolescentes e adultos. A princípio parecem ser questões distintas, mas estão intimamente ligadas. Toda criança inicia seu desenvolvimento a partir do nascimento e com o tempo ela desenvolve a sua coordenação motora e intelectual, com isso soma valores, valores estes oferecidos pelos pais, mas também influenciado pela mídia.
A vivência emocional e a qualidade das experiências e dos laços afetivos são muito importantes para o desenvolvimento humano. As experiências nestes primeiros anos de vida são as que contribuem para que o ser humano estabeleça determinados padrões de conduta e formas de lidar com as próprias emoções. (LIMA e SOUZA, 2001 p. 12).
Sendo assim toda criança aprende através de estímulos que colaboram para a formação do indivíduo.
Desde o princípio da infância até a pré-adolescência, passamos pela fase mais atenta do ser humano, isto é, onde estamos especialmente sensíveis e receptivos para tudo que nos é oferecido, o que nos torna extremamente vulneráveis aos apelos comerciais. A publicidade conversa com as crianças o tempo todo e as torna alvo de manipulação.
De acordo com o instituto Alana (2013), as crianças estão expostas à publicidade, que conversa com elas o tempo todo, fazendo com que elas se tornem alvo fácil de manipulação. Elas deixaram de ter papel secundário nas compras para casa e passaram a dominar 80% das decisões, entre brinquedos, roupas, alimentos e bebidas. Tomam decisões desde a escolha da roupa da mãe até o novo automóvel da família.
Segundo a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no ano de 2013, brasileiros na faixa etária entre 0 e 17 anos passam, em média 5H em frente à televisão sendo bombardeadas com informações e absorvendo como esponja tudo que é oferecido. Sendo facilmente manipuladas pela mídia que se apropria de determinados personagens que as crianças admiram e utiliza como sinônimo de desejos, que muitas vezes não são reais e sim embutidos nas crianças para induzi-las a comprarem produtos que tenham determinado personagem ou marca, a publicidade estuda cada passo, vê suas reações e sentimentos, como resultado percebe que o maior deles é que todo ser humano deseja ser reconhecido. Então a mídia vem e diz que se você tem tal roupa você é o/a melhor, se você come o biscoito da embalagem do palhaço você é mais forte, etc. As crianças ouvem isto e logo absorvem reproduzindo o valor de consumo adquirido.
O grande problema sendo enfrentado no Brasil é a regulamentação desse bombardeio de informações sobre as crianças. Tanto apelo comercial voltado a elas contribui para o aumento da obesidade, violência, sexualidade precoce, estresse familiar e limitação em ações que estimulem a criatividade. Uma vez que a publicidade se aplica dizendo que, “você é o que consome” ela cria pessoas estagnadas no seu processo de desenvolvimento e, muitas vezes frustradas, pois em sua grande maioria são de classe media e baixa que, normalmente, não possuem renda suficiente para tanto apelo ao consumo. Possuir determinado objeto é mais importante e menos trabalhoso do que cria-lo ou desenvolve-lo, afinal, a posse de determinada marca representa status, independentemente de uma marca inferior dar o mesmo resultado que a outra. Isso faz com que o consumidor se sinta reconhecido e importante.

No dia 4 de abril de 2014 foi publicada no Diário Oficial da União a resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que considera abusivo o direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, pessoa de até 12 anos de idade, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - (Instituto Alana).
A publicidade infantil é considerada abusiva e, acredito ser possível a regulamentação da mesma sem a necessidade de ser a favor ou contra. É uma questão de equilíbrio, onde se faz necessário o intermédio dos pais na educação e instrução destas crianças. Não é um problema da Publicidade Infantil, apenas. Tanto os pais quanto a mídia precisam reaver os valores e impor limites. A mídia diminuindo o apelo e manipulação e os pais impondo o limite, propriamente dito. Deste modo, o governo implementará leis que afirmem o direito de venda da publicidade quanto à liberdade de escolha da criança.

Alexia Mendonça de Oliveira 

Stop Motion.





Desde Mélies, nos primórdios do cinema, até os dias de hoje com filmes como "A Fuga das Galinhas" Stop Motion é a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotograma por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando.
Essa ilusão de movimento é devida à Persistência Retiniana. Quando a retina dos seus olhos está excitada pela luz ela envia impulsos para o cérebro, que por sua vez, são interpretados como imagem pelo córtex cerebral. As células da retina continuam a enviar impulsos mesmo depois da luz ser removida. Isso continua por algumas frações de segundos até as células da retina voltarem ao normal. Enquanto isso, o cérebro continua a receber estímulos da retina, e estes impulsos permanecem como uma imagem vinda da fonte luminosa, caracterizando assim o fenômeno da Persistência Retiniana. Por isso, se nesse intervalo de permanência da imagem nós sobrepusermos uma nova figura, tem-se a ilusão de movimento.
Aproveitando-se dessa ilusão, foram criadas as mais diversas técnicas para se fazer um filme de animação. Só na animação Stop Motion, já foram criadas animações com recortes, com bonecos, massinha, arame, objetos, etc.
Fonte: http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm

E foi com essa ideia que o Professor Robson dos Santos propôs um trabalho de animação que eu disponibilizo logo a baixo pra vocês!
Super trabalhoso, mais extremamente bacana e gratificante de se fazer, vale  apena tentar assista nosso PUFFET :D
Beijos ate loguinho!!