Este sábado dia, 30 de maio estive no MASP (Museu de Arte de São Paulo) ele é o museu um dos museus top na Avenida Paulista, na exposição foi selecionaram obras que buscam retratar a arte brasileira, italiana, francesa, de moda e fotografia.
A exposição estava disposta em três momentos, "Arte do Brasil até 1990", "Arte do Brasil no Seculo 20" " Vitrines do segundo subsolo" e o Acervo fixo."
Vamos conversar um pouco sobre a exposição arte ate 1900, ela tem cerca de 50 pinturas que representa o período colonial ate o começo da republica e documentos históricos.
A amostra mostra as principais características da pintura no período do Brasil Colonia, a partir do século 17 ate o inicio do 20 quando se inicia o Brasil Republica, ela conta com artistas brasileiros e estrangeiros que documentaram nosso país pelo que viram ou ouviram falar dele durante o período, por isso o gênero predominante de pintura é a paisagem a amostra conta com artista pioneiros no brasil como tais como o pioneiro Frans Post, no século 17; Henry Chamberlain, E. F. Schute, Joseph Brüggermann, Nicolas Vinet e Félix-Émile Taunay e Benedito Calixto, no século 19; e Antonio Parreiras, João Baptista da Costa e Arthur Timótheo da Costa, no início do século 20 o acervo também conta com telas com temas de, naturezas mortas e retratos de figuras da história como Dom Pedro realizadas por artistas, como Victor Meirelles, Almeida Júnior, Belmiro de Almeida, Pedro Alexandrino, Henrique Bernardelli, Pedro Américo e Eliseu Visconti.
Nesta obra de Nicolau Fachinetti é bacana ressaltar a palheta de cores usada elas são complementares em tons de vermelhos e verdes, esta é uma pintura tipica da academia, um estudo de imagem que nos deixa boquiaberto por seu realismo, embora este céu seja distante do nosso, a pintura também trás uma linha de horizonte baixa que nós trás uma ideia de magnitude das terras brasileiras.
Iracemas,
Nossa Iracema numero 1, é uma índia branquinha como nos retratos francês foge de nossa realidade mais essa era a mareira de pintar da academia.
Iracema nº 2, Esta em uma palheta de cores terroras, porem com uma pose tradicional da academia onde mesmo morta passa um tom de dramaticidade e comoção, são linhas bem definidas que ainda fogem da nossa realidade de povo mestiço.
Bom por agora é só,
Quer saber mais? Fique atento em nossas postagem, porque tem mais curiosidades na arte Brasileira que você não pode perder!
Visite a exposição esta incrível, vale super a pena!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário