quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Por Dentro da nova exposição - Frida Kahlo

Fonte: http://www.hypeness.com.br/2015/05/brasil-ganha-exposicao-de-frida-e-outras-artistas-mexicanas/


A artista mexicana Frida Kahlo sempre dá o que falar e desta vez não vai ser diferente. Em setembro de 2015, a exposição “Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México chega ao Brasil, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, conforme anúncio oficial feito há alguns dias.

A mostra vai reunir obras icônicas de Frida e outras artistas mexicanas como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Lenora Carrington. Em 2009, o Instituto exibiu algumas obras de Frida junto com outros artistas na mostra “Latitudes”, focadas em influências cubistas. Ainda não há muitos detalhes sobre a exposição deste ano, que ainda não possui datas definidas, sabendo-se apenas que acontecerá em setembro.

Considerada uma das maiores artistas do século 20, era comum Frida retratar a si mesma, em cores vibrantes, além de criar situações um tanto quanto surrealistas em suas telas. Durante toda a sua vida, o amor e a dor – física e emocional – estiveram em pauta, tanto pessoal quanto profissionalmente, apresentados através da arte. Frida sofreu um grave acidente ainda jovem e passou por 30 operações ao longo de sua trajetória.

Hoje ela é símbolo do poder feminino, ícone pop, influência artística e musa inspiradora de muita gente. Sendo assim, uma coisa é certa: a mostra vai bombar.

Perdão!

"Não existe família perfeita! Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros...

Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas...

Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma... A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia [ato de o homem ou animal nutrir-se da própria carne]. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente...

É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença”(Papa Francisco, 18/05/2015).

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Uma desavença na social, sera que é arte?



PIXO- documentário.
Uma desavença na social, sera que é arte?

"Grafite é algo comercial, a pichação NÃO!" 

O documentário passa em São Paulo e trás relatos de quem vive e faz as marcas nas paredes (pixo) seus códigos  simbolizam manifestação,

"Universitária: Isso é arte, arte onde?
Pichadora: É arte sim da Pobreza onde todos fecham os olhos ninguém quer ver."

Amei o documentário como professora é um assunto de se pensar são os dois lados da moeda, a discussão de o que é arte vem ao longo de muitos anos e ate hoje ainda é uma pauta em ação.
A Pichação é posta como linguagem de expressão é deixar de ser invisível e mostrar ser alguém, o que é belo, o que é horrendo vai depender dos olhos de quem vê, "A pichação carrega uma mascara as pessoas veem a pichação como algo feio foi um bicho que passou por ali, mais é uma  questão de conviver e ter uma percepção sobre ela." 
Ao meu ver não é arte (belo, sublime) mais não deixa de ser porque se enquadra na arte contemporânea tem conceito, discussão, trás conflito e é expressão então, a pichação é arte??? , Existe sim, pessoas que vivem na periferia, possuem uma condição de baixa renda e que se dirigem ate o centro para deixar na pichação suas marcas criando manifestações uma linguagem particular, se colocando em posição de risco e colocando o outro também, "Cara, você tomou um choque de 3.000 vts" é ilegal sim, mais para quem pixa, existem 3 motivos para realizarem a ação, 1-Ter voz/liberdade de expressão; 2-Lazer e adrenalina; 3- Protesto.

A pichação é crime sim mas não deixa de ser expressão!

"A pichação em São Paulo não se comunica com a sociedade ela é uma agressão.
é como se são Paulo fosse um caderno de caligrafia gigante."

Que outro meio você usaria para protestar e incomodar a vida em são e dizer que você faz parte da sociedade que te exclui?

Assista, abra sua mente, traga a discussão não seja quadrado, mostre sua opinião mas conheça o olhar do outro primeiro.






Até a Próxima.









Helio Oiticica

Um Jeitinho gostoso de aprender é com os videos do traçando arte

Quer ver só? clica ai e curte um pouco mais de Helio Oiticica!


Como é bom aprender!!!



Hélio Oiticica


Mais sobre arte brasileira
Vamos conhecer hoje um pouco mais sobre o artista Helio Oiticica.

Hélio Oiticica é um dos mais importantes artistas brasileiros das décadas de 50 em diante. Participou do movimento neoconcretista ao lado de nomes como Lígia Clarke, Amílcar de Castro e Ferreira Gullar.Nascido no Rio de Janeiro, em 1937, Oiticica começou a carreira artística na década de 50, quando estudou pintura e fez suas primeiras exposições. Na virada da década, se uniu ao movimento neoconcretista, que defendia que a arte não era um mero objeto, e ia além do geometrismo puro.
É autor da conhecida frase "Seja marginal, seja herói", que escreveu em uma bandeira sobre a foto de um bandido morto publicada em um jornal carioca em 1968, durante a ditadura, e foi um dos grandes inspiradores do movimento tropicalista com sua obra "Tropicália".


No início da década de 60, Oiticia definiu seu papel nas artes plásticas brasileiras, e começou a realizar trabalhos que ultrapassavam a mera contemplação das obras. Seus penetráveis misturavam a visão ao olfato, tato, audição e paladar. Em meados dos anos 60 o artista aproximou-se da cultura popular e do carnaval. . Entre seus trabalhos mais conhecidos dessa época são designadas “parangolés”, que consistiam em tendas, estandartes e bandeiras para serem usadas sobre o corpo.






Fonte: Globo.com/pop art
Ficou curioso para saber mais???

Saiba tudo sobre a vida e obras em Helio Oiticica




Masp Arte do Brasil

Bom dia, gente boa

Este sábado dia, 30 de maio estive no MASP (Museu de Arte de São Paulo) ele é o museu um dos museus top na Avenida Paulista, na exposição foi selecionaram obras que buscam retratar a arte brasileira, italiana, francesa, de moda e fotografia.

A exposição estava disposta em três momentos, "Arte do Brasil até 1990", "Arte do Brasil no Seculo 20"  " Vitrines do segundo subsolo" e o Acervo fixo." 


Vamos conversar um pouco sobre a exposição arte ate 1900, ela tem cerca de 50 pinturas que representa o período colonial ate o começo da republica e documentos históricos. 

A amostra mostra as principais características da pintura no período do Brasil Colonia, a partir do século 17 ate o inicio do 20 quando se inicia o Brasil Republica, ela conta com artistas brasileiros e estrangeiros que documentaram nosso país pelo que viram ou ouviram falar dele durante o período, por isso o gênero predominante de pintura  é a paisagem a amostra conta com artista pioneiros no brasil como tais como o pioneiro Frans Post, no século 17; Henry Chamberlain, E. F. Schute, Joseph Brüggermann, Nicolas Vinet e Félix-Émile Taunay e Benedito Calixto, no século 19; e Antonio Parreiras, João Baptista da Costa e Arthur Timótheo da Costa, no início do século 20 o acervo também conta com telas com temas de, naturezas mortas e retratos de figuras da história como Dom Pedro realizadas por artistas, como Victor Meirelles, Almeida Júnior, Belmiro de Almeida, Pedro Alexandrino, Henrique Bernardelli, Pedro Américo e Eliseu Visconti.
masp Nicolau Fachinetti, Enseada do Botafogo, 1869


Nesta obra de Nicolau Fachinetti é bacana ressaltar a palheta de cores usada elas são complementares em tons de vermelhos e verdes, esta é uma pintura tipica da academia, um estudo de imagem que nos deixa boquiaberto por seu realismo, embora este céu seja distante do nosso, a pintura também trás uma linha de horizonte baixa que nós trás uma ideia de magnitude das terras brasileiras.










Iracemas, 
 Nossa Iracema numero 1, é uma índia branquinha como nos retratos francês foge de nossa realidade mais essa era a mareira de pintar da academia.





Iracema nº 2, Esta em uma palheta de cores terroras, porem com uma pose tradicional da academia onde mesmo morta passa um tom de dramaticidade e  comoção, são linhas bem definidas que ainda fogem da nossa realidade de povo mestiço. 





Bom por agora é só,

 Quer saber mais? Fique atento em nossas postagem, porque tem mais curiosidades na arte Brasileira que você não pode perder!


Visite a exposição esta incrível, vale super a pena!!!