quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Artes Visuais???


Um pouquinho sobre o meu curso:



Eu que  sempre gostei de desenhar e amava as aulas de Educação Artística, minha formação não poderia ser outra!
Um profissional do curso de Artes Visuais tem o objetivo de criar e recriar a partir de materiais tais como como madeira, barro, argila, metais, gesso, tinta além de materiais digitais … São muitas as opções de atuação o que garante diversas áreas de especializações.


Artes Visuais?O curso de artes nada mais é que o estudo de atividades artísticas muito mais abrangente do que decoração e colagens o curso alcança áreas tais como fotografia, vídeos, cinema, gravuras, dança, pinturas, teatro, história da arte e ferramentas de mídia a minha graduação é voltada para a licenciatura, ou seja para atuar como professora  no ensino Infantil, Fundamental e Médio, claro não preciso me limitar ao ensino trabalhos em museus, teatros e polos de culturas como ONGS também fazem parte do mercado de trabalho.



Um Agradecimento - Colação de Grau em Artes

Uhuu, batalha ganha!!!

Depois de 3 anos de muita leitura, trabalhos acadêmicos, atividades e TCC...



Agora já posso ser chamada de Educadora Artística rs!
Primeiramente agradeço a Deus, pois foi ele quem me deu a direção sustento e força necessária sendo o melhor professor que pude ter e ainda tenho em minha vida!
Com toda a certeza agradecer a minha família, pois foram eles que estavam ao meu lado me sustentaram financeira e emocionalmente, Mami poderosa e Papi lindo que com todo esse jeitinho deles de pais me cuidaram e com eles divido este momento de muita alegria, agradeço também ao meu benhê lindo que esteve comigo por todo esse tempo... 
Agradeço a todos que estiveram e compartilharam comigo de momentos de seriedades, aprendizagem e muito companheirismo agradeço imensamente a Natalia que foi 50% do meu cérebro e a família dela que me aturou por horas enquanto estudávamos juntas... (Dona Márcia obrigada por me adotar!!!), agradeço a todos os colegas de classe, professores e amigos que compartilharam desses 3 anos de muito aprendizado e que torceram por mim, oraram e se alegraram com a chegada desse dia!!!
Este ano é mesmo o ano de todas as bençãos, obrigada a todos!!! :D


Minha experiência na Fundação Bienal. Parte 03

Nota Final:

O Estágio no AHWS é uma experiência única é como estar em uma máquina de aprendizado mais que um estágio é como um segunda universidade cada dia que se passou pude aprender sobre a história da Bienal, seus artistas, obras participantes, dilemas e questionamentos.
Através do contato com pesquisadores participei indiretamente de suas pesquisas como mediadora de todo conhecimento existente dentro do arquivo, claro ninguém trabalha sozinho todo atendimento dependia de um conjunto de ações vinda de outros departamentos. A documentação existente é de fato fascinante elas são peças que completam uma história que relatam um tempo nos fazem entender linhas de pensamentos que denunciam modelos de organização e formas de ler uma história. 

Além do atendimento ao pesquisador pude participar de reuniões de estudo que ampliaram ricamente meu vocabulário artístico e pessoal tendo vista que realizamos a apresentação do encontro aberto dentro do Pavilhão das Bienais (Me senti uma obra de arte expondo outra, haha), aqui também aprendi a maneira certa de manusear os documentos e a forma que esta sendo catalogada e tratada.
Enfim, a experiência de estagiar em um centro de memória histórica é  recompensadora, é ver e perceber que essa coleção de documentos é um local onde a memória permanece viva.



Fim...

Minha experiência na Fundação Bienal. Parte 02

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
Durante meu estágio realizei atividades no setor do atendimento aos pesquisadores, estas atividades estavam relacionadas ao atender, recepcionar, registrar e também realizar pesquisas de acordo com as solicitações.
O atendimento é dividido em três categorias: Presencial, Não Presencial, Interna esse tipo de pesquisa é realizada para auxiliar as equipes existentes dentro da Bienal, como o clipping, iconografia, educativo, curadoria entre outros, podendo ser presencial ou não.
Durante o atendimento existem diversas fontes de coleta de informações para auxílio da pesquisa, ao conversar com o pesquisador entendemos sua dúvida e o enfoque da dela, daí então buscamos traçar uma linha de documentos que possam auxiliar sua pesquisa. Exemplos, se o João busca em sua pesquisa esclarecer como a Bienal é feita em relação a custos e valores mostramos a eles documentos relacionados a administração e planejamento do evento, no entanto se a Maria quer entender um momento político como a ditadura e como a bienal tratava suas exposições neste momento podemos mostrar alguns documentos e clippings (Recortes de jornais) referente a incidentes ocorridos durante período da ditadura que vai da 10ª até a 18ª Bienal. Dessa forma cada pesquisa é única fazendo com que o aprendizado seja constante, cada pesquisador novo é uma fonte de informações que chega, cada pesquisa solicitada por e-mail requer um conhecimento prévio e entendimento sobre toda a documentação existe, por isso o arquivo vem sendo catalogado para facilitar as pesquisas e futuramente permitir com que esta documentação está disponível on line. http://bienal.org.br/ 



Além das funções de atendimento o conhecimento aqui é fonte geradora do toda a organização do arquivo, desde junho de 2015 a equipe composta por profissionais de conservação, arquivistas, documentalistas, pesquisadores e estudantes realizaram durante 32 encontros um estudo semanal sobre a história das bienais, seus eventos, principais artistas e manchetes, todo material encontrado foi extraído dos catálogos de cada exposição e também da documentação existente dentro do arquivo assim como fotos e recortes de jornais, houveram participação de curadores e profissionais que participaram das bienais esclarecendo dúvidas e questionamentos que não conseguiam ser supridas pela documentação. Todo esse estudo gerou um Encontro Aberto que aconteceu dia 23 de março de 2016, promovendo um debate informal sobre a história das bienais já realizadas de 1951 á 2014 e sobre outras questões que atravessam a trajetória da instituição. O evento girou em torno de três eixos sendo eles: Relações institucionais, do MAM à Fundação Bienal de São Paulo: relações entre a Bienal de São Paulo e outras instituições como a Bienal de Veneza, o MoMA, o MASP. Curadoria, relações Internacionais, júris e premiações: a transformação do papel do curador nas Bienais, dos diretores artísticos, passando pelas comissões de arte e cultura aos júris de seleção e premiação. Transformações e reestruturações da Bienal: mudanças na estrutura do evento e da instituição. Exposições: os artistas e obras que se destacaram, o uso do pavilhão e a visitação das Bienais.
Durante o evento do qual tive participação na produção e apresentação falei sobre a relação MAM E MoMA NY, sobre a fundadora do arquivo Wanda Smith Svevo e a homenagem prestada pela fundação á ela e um pouco sobre a exposição A grande Tela com a curadoria de Sheila Leirner. (Link do evento - http://www.bienal.org.br/artigo.php?i=2395)


Minha experiência de estágio na Fundação Bienal. Parte 01

Ola Galera aqui do blog, decidi compartilhar com vocês um pouco do que aprendi em meu estágio realizado no Arquivo da Fundação Bienal de Janeiro á Junho de 2016.

Vamos lá, Sobre o Arquivo...

O AHWS (Arquivo Histórico Wanda Svevo) é constituído por aproximadamente 1.200.000 documentos abrangendo o período de 1947 até os dias atuais, relativo à história de algumas instituições paulistas, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Fundação Bienal de São Paulo,  produção artística internacional do século XX, além de projetos significativos da Comissão do Quarto Centenário da cidade de São Paulo. Há ainda correspondências originais de celebridades como Miró, Le Corbusier e Marcel Duchamp, catálogos de mostras internacionais, fotos, croquis, publicações diversas e uma hemeroteca, O arquivo é destinado a organizar, preservar e difundir toda documentação gerada a partir da realização dos eventos Bienais de São Paulo e de referência sobre a arte nacional e internacional com arquivos que vão de 1948 até os dias de hoje.

Hoje o AHSW está realizando inventário de sua documentação histórica. Desta forma, entre março de 2015 e dezembro de 2016 as pesquisas estão sendo trabalhadas de forma limitada e a realização de consultas locais se dão de forma restrita, devido ao tratamento desta documentação o arquivo esta dividido em diversos departamentos que realizam as atividades de readequação e conservação de toda parte documental e visual do arquivo. São eles: Textual, biblioteca, clipping, audio visual, iconografia conservação, administração e atendimento.






Links usados neste blogtext: Cultura.sp.gov.br



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O valor do trabalho.


Um jovem foi se candidatar a um alto cargo em uma grande empresa . Passou na entrevista inicial e estava indo ao encontro do diretor para a entrevista final.
diretor viu seu CV, era excelente. E perguntou-lhe: 
– Você recebeu alguma bolsa na escola? – o jovem respondeu – Não.
– Foi o seu pai que pagou pela sua educação?
– Sim – respondeu ele.
– Onde é que seu pai trabalha?
– Meu pai faz trabalhos de serralheria.
O diretor pediu ao jovem para mostrar suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos suaves e perfeitas.
– Você já ajudou seu pai no seu trabalho?
– Nunca, meus pais sempre quiseram que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, ele pode fazer essas tarefas melhor do que eu.
O Diretor lhe disse:
– Eu tenho um pedido: quando você for para casa hoje, vá e lave as mãos de seu pai. E venha me ver amanhã de manhã.
O jovem sentiu que a sua chance de conseguir o trabalho era alta!
Quando voltou para casa, ele pediu a seu pai para deixá-lo lavar suas mãos. Seu pai se sentiu estranho, feliz, mas com uma mistura de sentimentos e mostrou as mãos para o filho.
O rapaz lavou as mãos de seu pai lentamente. Foi a primeira vez que ele percebeu que as mãos de seu pai estavam enrugadas e tinham muitas cicatrizes. Algumas contusões eram tão dolorosas que sua pele se arrepiou quando ele a tocou.
Esta foi a primeira vez que o rapaz se deu conta do significado deste par de mãos trabalhando todos os dias para pagar seus estudos. As contusões nas mãos eram o preço que seu pai teve que pagar por sua educação, suas atividades escolares e seu futuro.
Depois de limpar as mãos de seu pai, o jovem ficou em silêncio organizando e limpando a oficina do pai. Naquela noite, pai e filho conversaram por um longo tempo.
Na manhã seguinte, o jovem foi encontra-se com o Diretor.O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do moço quando ele perguntou:
– Você pode me dizer o que você fez e aprendeu ontem em sua casa?
O rapaz respondeu:
– Lavei as mãos de meu pai e também terminei de limpar e organizar sua oficina. Agora eu sei o que évalorizarreconhecer. Sem meus pais, eu não seria quem eu sou hoje… Por ajudar o meu pai agora eu percebo o quão difícil e duro é para conseguir fazer algo sozinho. Aprendi a apreciar a importância e o valor de ajudar a família.
O diretor disse:
– Isso é o que eu procuro no meu pessoal. Quero contratar uma pessoa que possa apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conhece os sofrimentos dos outros para fazer as coisas, e que não coloca o dinheiro como seu único objetivo na vida. Você está contratado.
Uma criança que tenha sido protegida e habitualmente dado a ela o que quer, desenvolve uma mentalidade de “Tenho direito” e sempre se coloca em primeiro lugar. Ignora os esforços de seus pais.
Se somos esse tipo de pais protetores, estamos realmente demonstrando amor ou estamos destruindo nossos filhos? 
Você pode dar ao seu filho uma casa grande, boa comida, educação de ponta, uma televisão de tela grande… Mas quando você está lavando o chão ou pintando uma parede, por favor, o faça experimentar isso também . Depois de comer, que lave os pratos com seus irmãos e irmãs. Não é porque você não tem dinheiro para contratar alguém que faça isso; é porque você quer amar do jeito certo. Não importa o quão rico você é, você quer entender. Um dia, você vai ter cabelos brancos como a mãe ou o pai deste jovem.
O mais importante é que a criança aprenda a apreciar o esforço e ter a experiência da dificuldade, aprendendo a capacidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.

http://www.universodosnegocios.com/inspiracao/o-valor-trabalho-vale-apena-ler-cada-palavra-deste-texto