sexta-feira, 5 de junho de 2015

Uma desavença na social, sera que é arte?



PIXO- documentário.
Uma desavença na social, sera que é arte?

"Grafite é algo comercial, a pichação NÃO!" 

O documentário passa em São Paulo e trás relatos de quem vive e faz as marcas nas paredes (pixo) seus códigos  simbolizam manifestação,

"Universitária: Isso é arte, arte onde?
Pichadora: É arte sim da Pobreza onde todos fecham os olhos ninguém quer ver."

Amei o documentário como professora é um assunto de se pensar são os dois lados da moeda, a discussão de o que é arte vem ao longo de muitos anos e ate hoje ainda é uma pauta em ação.
A Pichação é posta como linguagem de expressão é deixar de ser invisível e mostrar ser alguém, o que é belo, o que é horrendo vai depender dos olhos de quem vê, "A pichação carrega uma mascara as pessoas veem a pichação como algo feio foi um bicho que passou por ali, mais é uma  questão de conviver e ter uma percepção sobre ela." 
Ao meu ver não é arte (belo, sublime) mais não deixa de ser porque se enquadra na arte contemporânea tem conceito, discussão, trás conflito e é expressão então, a pichação é arte??? , Existe sim, pessoas que vivem na periferia, possuem uma condição de baixa renda e que se dirigem ate o centro para deixar na pichação suas marcas criando manifestações uma linguagem particular, se colocando em posição de risco e colocando o outro também, "Cara, você tomou um choque de 3.000 vts" é ilegal sim, mais para quem pixa, existem 3 motivos para realizarem a ação, 1-Ter voz/liberdade de expressão; 2-Lazer e adrenalina; 3- Protesto.

A pichação é crime sim mas não deixa de ser expressão!

"A pichação em São Paulo não se comunica com a sociedade ela é uma agressão.
é como se são Paulo fosse um caderno de caligrafia gigante."

Que outro meio você usaria para protestar e incomodar a vida em são e dizer que você faz parte da sociedade que te exclui?

Assista, abra sua mente, traga a discussão não seja quadrado, mostre sua opinião mas conheça o olhar do outro primeiro.






Até a Próxima.









Helio Oiticica

Um Jeitinho gostoso de aprender é com os videos do traçando arte

Quer ver só? clica ai e curte um pouco mais de Helio Oiticica!


Como é bom aprender!!!



Hélio Oiticica


Mais sobre arte brasileira
Vamos conhecer hoje um pouco mais sobre o artista Helio Oiticica.

Hélio Oiticica é um dos mais importantes artistas brasileiros das décadas de 50 em diante. Participou do movimento neoconcretista ao lado de nomes como Lígia Clarke, Amílcar de Castro e Ferreira Gullar.Nascido no Rio de Janeiro, em 1937, Oiticica começou a carreira artística na década de 50, quando estudou pintura e fez suas primeiras exposições. Na virada da década, se uniu ao movimento neoconcretista, que defendia que a arte não era um mero objeto, e ia além do geometrismo puro.
É autor da conhecida frase "Seja marginal, seja herói", que escreveu em uma bandeira sobre a foto de um bandido morto publicada em um jornal carioca em 1968, durante a ditadura, e foi um dos grandes inspiradores do movimento tropicalista com sua obra "Tropicália".


No início da década de 60, Oiticia definiu seu papel nas artes plásticas brasileiras, e começou a realizar trabalhos que ultrapassavam a mera contemplação das obras. Seus penetráveis misturavam a visão ao olfato, tato, audição e paladar. Em meados dos anos 60 o artista aproximou-se da cultura popular e do carnaval. . Entre seus trabalhos mais conhecidos dessa época são designadas “parangolés”, que consistiam em tendas, estandartes e bandeiras para serem usadas sobre o corpo.






Fonte: Globo.com/pop art
Ficou curioso para saber mais???

Saiba tudo sobre a vida e obras em Helio Oiticica




Masp Arte do Brasil

Bom dia, gente boa

Este sábado dia, 30 de maio estive no MASP (Museu de Arte de São Paulo) ele é o museu um dos museus top na Avenida Paulista, na exposição foi selecionaram obras que buscam retratar a arte brasileira, italiana, francesa, de moda e fotografia.

A exposição estava disposta em três momentos, "Arte do Brasil até 1990", "Arte do Brasil no Seculo 20"  " Vitrines do segundo subsolo" e o Acervo fixo." 


Vamos conversar um pouco sobre a exposição arte ate 1900, ela tem cerca de 50 pinturas que representa o período colonial ate o começo da republica e documentos históricos. 

A amostra mostra as principais características da pintura no período do Brasil Colonia, a partir do século 17 ate o inicio do 20 quando se inicia o Brasil Republica, ela conta com artistas brasileiros e estrangeiros que documentaram nosso país pelo que viram ou ouviram falar dele durante o período, por isso o gênero predominante de pintura  é a paisagem a amostra conta com artista pioneiros no brasil como tais como o pioneiro Frans Post, no século 17; Henry Chamberlain, E. F. Schute, Joseph Brüggermann, Nicolas Vinet e Félix-Émile Taunay e Benedito Calixto, no século 19; e Antonio Parreiras, João Baptista da Costa e Arthur Timótheo da Costa, no início do século 20 o acervo também conta com telas com temas de, naturezas mortas e retratos de figuras da história como Dom Pedro realizadas por artistas, como Victor Meirelles, Almeida Júnior, Belmiro de Almeida, Pedro Alexandrino, Henrique Bernardelli, Pedro Américo e Eliseu Visconti.
masp Nicolau Fachinetti, Enseada do Botafogo, 1869


Nesta obra de Nicolau Fachinetti é bacana ressaltar a palheta de cores usada elas são complementares em tons de vermelhos e verdes, esta é uma pintura tipica da academia, um estudo de imagem que nos deixa boquiaberto por seu realismo, embora este céu seja distante do nosso, a pintura também trás uma linha de horizonte baixa que nós trás uma ideia de magnitude das terras brasileiras.










Iracemas, 
 Nossa Iracema numero 1, é uma índia branquinha como nos retratos francês foge de nossa realidade mais essa era a mareira de pintar da academia.





Iracema nº 2, Esta em uma palheta de cores terroras, porem com uma pose tradicional da academia onde mesmo morta passa um tom de dramaticidade e  comoção, são linhas bem definidas que ainda fogem da nossa realidade de povo mestiço. 





Bom por agora é só,

 Quer saber mais? Fique atento em nossas postagem, porque tem mais curiosidades na arte Brasileira que você não pode perder!


Visite a exposição esta incrível, vale super a pena!!!